segunda-feira, 8 de julho de 2019

Museu Pedagógico

O Museu Pedagógico José Pedro Varela está localizado nas proximidades da Praça de Cagancha, região central de Montevidéu, Uruguai. Este museu é especializado em pedagogia. Como a maioria dos museus no Uruguai, a entrada é gratuita.
 História
O museu foi fundado em 25 de janeiro de 1889 por Alberto Gómez Ruano, semelhante ao Museu Pedagógico de Paris que tinha apenas 10 anos de idade. Surgiu em decorrência da Reforma Vareliana, a reforma educacional uruguaia promovida por José Pedro Varela, cujos fiéis princípios foram: Gratuidade, Secularismo e Obrigatoriedade. Este lugar foi criado como um local de estudo para o magistério nacional. Possui serviços de biblioteca para pesquisas, sala de conferências e concertos. Entre os seus objetivos está o de "divulgar e preservar o acervo museográfico referente à área educacional".



Lentamente, por catálogo, por troca, por meio de escavações arqueológicas realizadas pelo próprio Gómez Ruano, a coleção do Museu foi ampliada, tornando-se modelo na América.A principal função do Museu Pedagógico em sua primeira etapa era servir de laboratório para futuros professores que estudavam no Internato Normal para moças que ocupavam o último andar do prédio.



No piso intermédio, o Museu e a Biblioteca Pedagógica são um instrumento na formação de professores e um meio de divulgar os princípios, métodos e materiais da reforma.

No térreo, com entrada através de Colônia, a Escola para a Aplicação de Jovens Senhoras, escola modelo da Reforma Vareliana, na qual os estudantes do estágio realizavam sua prática.

 





 

Acervo
Possui em seu acervo:
5.000 objetos museísticos
6.500 livros e publicações periódicos
2.000 fotografias
200 moedas e medalhas
500 diapositivos
100 lâminas de vidro,
manuscritos e autógrafos originais de cientistas e personalidades da educação.

  

Referências




Nenhum comentário: